quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Morfologia do Lince - Ibérico


     Da família dos Felídeos, o Lince - Ibérico, apresenta um comprimento que varia  entre os 80 a 100 cm, tendo uma cauda que varia entre os 12 e os 16 cm, sendo esta, comparado com os felídeos, relativamente pequena. O seu peso varia de macho para as fêmeas, sendo o macho mais pesado com cerca de 13 kg e a fêmea com um peso aproximado de 9,5 kg.

     Esta espécie apresenta algumas particularidades como as suas orelhas terminadas com longos pêlos, em forma de pincel. Tem umas patilhas grandes de cor branca e negra sendo estas cores diferentes do resto do corpo pois, a cor do seu pêlo é amarela acastanhada, salpicada de manchas negras. Os seus membros anteriores são possantes favoráveis á captura das presas e os seus membros posteriores são altos favorecendo assim saltarem.

    Estes felídeos podem ter uma duração de vida entre os 10 a 18 anos, se em cativeiro; sendo certamente menos em liberdade.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Morfologia da Águia Real


     A Águia-real é uma espécie sedentária e entre as características morfológicas destaca-se o seu grande porte, que pode variar ligeiramente de região para região. O peso desta espécie varia de macho para fêmea sendo esta mais pesado que o progenitor, podendo vir a pesar aproximadamente 6 kg enquanto o macho pode vir a pesar 4 kg. Em termos de dimorfismo sexual, para além da diferença de peso existente entre os dois membros do casal, existe uma diferença evidente no tamanho, sendo o macho mais pequeno 20 cm em altura e cerca de 30 cm em envergadura que a fêmea. A coloração das retrizes é outro aspecto evidente na diferenciação do sexo pois, em geral, o macho apresenta maior número de manchas transversais escuras na cauda.

    Em voo as águias reais podem confundir-se com outras grandes aves planadoras escuras como o Grifo ou o Abutre-preto. Nesses casos a observação da cauda e cabeça mais proeminentes (ao contrário da causa atarracada dos abutres), as asas rectas com apenas a ponta das asas dobrada para cima, e o aspecto mais veloz e activo do seu voo são os aspectos mais determinantes na sua correcta identificação, em espacial a grandes distâncias.

      As diferenças entre adultos e juvenis são mais notórias que entre os sexos, especialmente em voo, pois os juvenis apresentam uma mancha branca nas asas (primárias e secundárias parcialmente brancas), e na cauda as retrizes são brancas com barra terminal preta. Progressivamente até idade adulta (4 anos) as penas parcialmente brancas vão sendo substituídas por penas castanhas, ou castanho acinzentado. Em termos de aspecto geral a coloração da ave adulta é castanha, com a nuca dourada, podendo em alguns caso conservar alguma cor esbranquiçada na cauda.

Morfologia do Lobo - Ibérico


    Um pouco menor e esguio que as outras subespécies do lobo-cinzento, os lobos-ibéricos machos medem entre 130 a 180 cm de comprimento, enquanto as fêmeas medem de 130 a 160 cm. A altura pode chegar aos 70 cm. Os machos adultos podem vir a pesar entre 30 a 40 kg e as fêmeas entre 20 a 35 kg.

     Tem uma cabeça grande e maciça, apresenta orelhas com uma forma triangular e relativamente pequenas e olhos oblíquos de cor amarelada. O focinho tem uma zona clara, de cor branco-sujo, ao redor da boca. A cor de seu pêlo e heterogénea, que vai variando do castanho amarelado ao acinzentado mais escuro, chegam à cor negra no seu dorso. Na parte anterior das patas dianteiras possuem uma característica faixa longitudinal negra.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Morfologia da Águia de Bonelli


    Águia de tamanho médio, com uma envergadura que varia entre o 1,5 metros e 1,8 metros, e com peso entre 1500 a 2400 gramas. Em adulta com plumagem escura nas asas, branca na parte inferior do corpo, e com uma mancha branca típica no centro do dorso (bem visível por ter penas muito escuras em redor). Tem uma banda negra na extremidade da cauda. Os juvenis têm uma plumagem totalmente distinta, com asas castanho escuras e restante corpo em tons castanho amarelados, cor de mel. Progressivamente, ao longo de 4 anos, vai adquirindo os padrões da plumagem adulta. Os sexos distinguem-se sobretudo pelo tamanho, cerca de 20 cm de diferença em termos de envergadura.


     Em voo as águias de Bonelli adultas podem confundir-se com outras aves com plumagem branca (ou clara) no ventre como a Águia-calçada ou a Águia-cobreira. A identificação faz-se sobretudo pela detecção do contraste entre o branco do ventre e o negro das asas, muito nítido na Águia de Bonelli, mas também pela mancha branca dorsal e a observação do aspecto mais pesado do voo, planando em círculos comparativamente mais abertos e lentos. A grandes distâncias a sua silhueta distingue-se da Águia-real pelo facto de ter a ponta das asas ligeiramente dobrada para baixo (contrariamente à Á. real).